terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Curiosidade

Quando eu era criança, minha avó sempre dizia que tínhamos um Papa na família. Eu não sabia exatamente quem era, sempre achei que fosse alguém muito distante.
Quando eu morava no interior, às vezes ia ao Circolo Italiano, saber sobre eventos e afins. Um senhor italiano que estava sempre de calça social, camisa e suspensório sempre me recebia e dizia que eu era "parente do Papa". Resolvi pesquisar um pouco e saber quem era.
O Papa João Paulo I, nasceu Albino Luciani (Out de 1912), em Belluno, uma província italiana da região de Vêneto, que fica ao norte da Itália.
Ele governou a Santa Fé durante um mês, até sua morte (Set de 1978). Muitas pessoas ainda questionam sua morte. Alguns dizem que foi assassinato e outros que foi morte natural, um infarto. Mas isso nunca vamos saber pois o Vaticano não permite a autópsia no corpo de um Papa. Muito se falou a respeito de sua morte, incluive um jornalista britânico chamado David Yallop fez uma longa pesquisa e publicou a obra In God's Name, onde falava de uma possível conspiração para assassinar João Paulo I.

Sinceramente ainda não consegui descobrir se realmente somos da mesma família e muito menos se sua morte realmente foi uma conspiração (acredito que nunca saberemos), mas fica aqui esse pequeno registro.

Ah, minha família veio de Verona, que também faz parte da região de Vêneto.

Nenhum comentário: