sábado, 31 de janeiro de 2009

Gentileza da cidade grande

Ontem aconteceu uma coisa que não costuma acontecer comigo. Sexta-feita, temporal e meu carro fica sem gasolina numa avenida movimentada da cidade. Era tudo o que eu precisava para fechar o dia com chave de ouro.
O marcador de gasolina marcava "reserva", mas como é digital não dava para saber ao certo o quanto ainda tinha de gasolina no tanque. E claro, a gasolina acabou. Meu primeiro pensamento foi: "Estou ferrada e ainda por cima é capaz de alguém me assaltar". Pensei em descer do carro para empurrar para algum lugar mas o temporal estava super forte, eu de salto alto e blusa clara. Resultado: nada feito. Claro que nessas horas a primeira pessoa em quem eu penso é meu pai. Liguei pra ele e contei o que tinha acontecido. Ele se ofereceu para me levar gasolinha e me tirar de lá. Eu achei sacanagem tirar meu pai de casa debaixo do temporal e disse que me viraria sozinha.
O que me deixou mais p*** da vida foi o fato das pessoas verem que eu estava parada, com o pisca alerta ligado e mesmo assim passavam e me xingavam. Fora o cidadão que parou atrás de mim com o farol alto ligado e buzinando pra eu sair da frente. Um absurdo. Oferecer ajuda, nunca né.
Isso me fez lembrar certa vez que eu estava na estrada indo para o interior, quando um motoqueiro bateu em um caminhão e caiu no meio da pista. Minha primeira reação foi parar o carro no acostamento, ir para o meio da pista, ver se ele estava bem e não deixar que nenhum carro passasse e atropelasse o moço. Enquanto isso minha familia conversava com ele e eu ligava para o resgate buscá-lo. O mais engraçado é que ficou aquela fila de carro, todos como espectadores e ninguém ousou perguntar se estava tudo bem. Ficaram todos assistindo de camarote. Quando o resgate chegou, ele olhou pra gente e disse: "Obrigada, que Deus abençoe vocês". Acho que esse foi o agradecimento mais sincero que ouvi em toda a minha vida.
Mas voltado ao ocorrido...
Bom, consegui ligar o carro e andar um pouco até o posto (que estava próximo, ainda bem). Mas claro que não faltaram pessoas me xingando, pois eu andava "devagar demais".
São nessas ocasiões que me surpreendo de forma negativa com as pessoas. Imagina se eu estivesse passando mal? Acho que teria morrido... Com as pessoas me xingando, claro.
É, definitivamente não da para esperar muita coisa das pessoas.
Talvez nada.

Nenhum comentário: