domingo, 6 de março de 2011

Livros

Recentemente entrei numa rede social chamada SKOOB. Trata-se de uma rede onde pessoas podem trocar experiências sobre livros. Você cria sua estante com livros que possui. Adiciona livros que vai ler, que já leu, escreve resenhas, etc.
Hoje estava fuçando aqui em casa (sim, é Carnaval e eu não fui viajar) e achei alguns livros que fizeram parte da minha adolescência, principalmente os do autor Pedro Bandeira, escritor de livros infanto-juvenil.
Mexendo nesses livros me lembrei de quando tinha Feira do Livro no colégio onde estudava. Eu esperava ansiosa pelos dias da feira. Logo no primeiro dia eu procurava olhar todas as "bancas" das editoras e escolher os livros que queria. Chegava em casa com uma lista enorme que fazia meus pais se assustarem. Se dependesse de mim, levaria tudo! Claro que meus pais às vezes não podiam comprar todos os livros do mundo para mim, então me pediam para escolher os que mais me interessavam. No dia seguinte eu corria para a escola andando de "banca" em "banca" feliz da vida com minhas novas aquisições e não via a hora de chegar em casa para começar a ler tudo!
Eu guardei os livros que fizeram parte da adolescência. Até uns dois anos atrás eu guardava livros da minha infância. Mas optei por doá-los para um orfanato que havia perto da minha casa. Acho que as crianças fariam melhor proveito dos livros do que as caixas em que estavam guardadas. Não foi fácil me desfazer deles, mas tenho certeza de que aquelas crianças e as outras que viriam certamente iriam aproveitar a leitura tanto quanto eu aproveitei.
Os livros que achei hoje ainda ficarão guardados. Ainda não me sinto preparada para me desfazer deles. Quem sabe daqui uns dez ou vinte anos.. rs

Nenhum comentário: