quarta-feira, 31 de julho de 2013

Decepção


"Esperar menos não significa desistir. Antes se surpreender, do que se decepcionar".
(Clarice Lispector)

Não há nada que doa mais do que se decepcionar com alguém ou com algo. Mesmo aqueles que dizem (assim como eu) que nunca esperam nada de ninguém, no fundo esperam. Mas esperam não por coisas grandiosas, mas por uma lembrança em uma data especial, um gesto de carinho, um abraço, enfim, coisas que são simples e talvez não muito difíceis.
É difícil você voltar a confiar em alguém depois de sofrer uma decepção. Existem pessoas que você já sabe que são capazes de determinadas coisas, então meio que você já espera que elas não tenham atitudes legais ou que sejam honestas. Mas outras não. Essas "outras" pessoas são aquelas em que você confia. E confiar não é algo tão simples quanto parece.

Confiança
s.f. Esperança firme em alguém, em alguma coisa. Sentimento de segurança, de certeza, tranquilidade, sossego daquele que confia na probidade de alguém.

E quando tudo isso desmorona? E quando você olha para a pessoa e não sabe mais o que pensar. Principalmente em que acreditar? Dói. Dói muito. É uma dor tão grande que deixa a gente mal, para baixo e sem forças. É como se algo que quebrasse e se partisse em milhares de pedaços. Você sabe que dificilmente conseguirá colocar. E se conseguir, sabe que não ficará perfeito. É isso o que acontece quando você se decepciona com algo. Você perde a confiança. Você pode até tentar, mas sabe que nunca mais será a mesma a coisa.
Esse tipo de sentimento não é exclusivo do "amor", mas da amizade também. Quem nunca se decepcionou com aquela (e) amiga (o) que você achava que seria para a vida toda? Dói do mesmo jeito. Fere igual.
Talvez a dor da decepção com a pessoa que achamos ser nosso "amor" seja pior. Sim, é pior. E sabe porque? Porque esperamos que aquele pessoa nunca faça nada que possa nos ferir, nos magoar. Porque? Oras, porque essa pessoa diz que nos ama. E se ama, porque fazer algo assim?
A verdade é que quando depositamos nossa confiança seja num amigo ou num amor esperamos que essa pessoa retribua essa confiança. Dê valor. Afinal, confiança não é algo que se acha em qualquer esquina. Ela é conquistada e exige muito trabalho.
Por isso, procure valorizar as pessoas que estão à sua volta. Não deve ser agradável ser uma pessoa que "não é digna de confiança". E lembre-se que o vaso da decepção nunca fica perfeito após ser colado.

Nenhum comentário: