terça-feira, 18 de junho de 2013

Manifestações que estão ocorrendo pelo Brasil


Atualmente estão ocorrendo em algumas cidades do Brasil manifestações contrárias à determinadas ações vindas do Governo Brasileiro, como gastos exorbitantes com eventos como Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014 onde milhões e milhões foram e estão sendo gastos em estádios espalhados pelo Brasil, inclusive em cidades onde mal se tem times de futebol, corrupção em todas as partes, impostos abusivos, falta de investimento para a melhoria das condições de vida da população (como saúde, educação e moradia, coisas básicas que todo cidadão tem direito), aumento de tarifas no transporte público (que é precário e insuficiente) e por ai vai....



O movimento "Passe Livre" começou em São Paulo, protestando contra o aumento da passagem dos ônibus que passou a custar R$3,20. Muita gente pensa que todo esse barulho são pelos R$ 0,20 a mais na tarifa. Mas não é. As pessoas estão cansadas. Quando digo as pessoas, me incluo nesse grupo. Ninguém aguenta mais tanta roubalheira, promessas não cumpridas, violência, inflação, impostos abusivos, gastos excessivos, etc. Eu poderia ficar aqui o resto da minha vida escrevendo tudo o que há de errado e que ninguém aguenta mais.


Acho sim que as pessoas devem sair às ruas para manifestar contra aquilo que não está correto. Na nossa história já tivemos outros movimentos que levaram milhares de pessoas às ruas como "Diretas Já" e o Impeachment do ex presidente Collor. E sim, a voz do povo falou mais alto.
Mas no meio de tudo isso existem os baderneiros. Pessoas que saem para as ruas não para lutarem por um país melhor e sim para quebrar e depredar as coisas. Pichar muros, destruir prédios históricos, estragar ônibus, usar de violência. As pessoas fazem tudo isso e reclamam das ações da polícia. Não sou a favor de nenhum tipo de abuso, seja de quem for. Não acho que a polícia está certa em usar de violência contra as pessoas que estão protestando pacificamente ou estão simplesmente passando por ali no momento da manifestação. Mas também não sou a favor das pessoas saírem quebrando tudo o que encontram pela frente. Destruindo aquilo que é nosso, aquilo que é do próximo.


Ontem (17/06) foi lindo ver as ruas de São Paulo e todas aquelas pessoas protestando pacificamente. É assim que tem que ser. E não aquele vandalismo todo. Gente batendo e apanhando. As cenas dos últimos protestos mais pareciam cenas de guerra.
Também achei impressionante a imagem do Congresso e todas aquelas pessoas ali, lutando por um ideal. Se eu fosse um desses políticos, me preocuparia com esses atos. As pessoas finalmente estão "despertando" e querendo viver em um país melhor.


Precisamos de mais imagens como essas acima, das pessoas unidas. E não de imagem como essa abaixo, das pessoas destruindo:


Se queremos que a frase "Ordem e Progresso" seja realmente um fato e não somente uma frase estampada em nossa bandeira, devemos também dar o exemplo. Lutar como pessoas civilizadas. Ir sim às ruas, gritar, cantar, levar cartazes, mas sem agredir ao próximo, sem agredir o que é nosso. Sem destruir nossa cidade, afinal, o concerto para tudo isso vai sair do nosso próprio bolso.

Alguns links interessantes:


Fonte: Google Images.

Nenhum comentário: