terça-feira, 14 de maio de 2013

Somos escravos do sistema


Sim, sem dúvida nenhuma somos escravos do sistema. Quando falo em sistema, não estou falando do sistema político, educacional, etc. Mas do sistema em si. Sabe aquele programa de computador que deveria facilitar a nossa vida? Então, ele mesmo.
Ontem aconteceu um fato que comprova isso. Fui até uma Agencia dos Correios enviar um Sedex. Agora as agências estão mais "modernas". Ao invés da tradicional fila, você pega uma senha e fica esperando chegar a sua vez (Na verdade não sei se mudou muito coisa. Vi vantagem apenas para as senhas preferenciais). Após quase 1 hora de espera e ainda 7 pessoas na minha frente, eis que o sistema cai!
A revolta foi geral. Pessoas reclamando e xingando para todos os lados. As funcionárias nada podiam fazer, a não ser ouvir as reclamações e repetir: sem o sistema não podemos fazer senhor.
Vi todos os tipos de situação: pessoas que precisavam pegar encomendas e não conseguiam, um rapaz que precisava levar um documento que nunca chegou na casa dele e estava parado na agência mas que também não poderia ser entregue por causa da falta do sistema, pessoas que precisavam enviar encomendas com urgência, etc.
Um senhor em especial ficou bastante revoltado pois precisava enviar uma encomenda e não conseguia pela falta do tal sistema. Ele começou a reclamar e entre outras coisas disse que o povo tem o governo que merece e perguntou como era feito antigamente quando não havia sistema, que deveria ter um plano B pois sabemos que sistemas são passíveis de falhas.
Boa pergunta. Como era feito? Será que ninguém até hoje pensou que o sistema pode cair e pessoas podem ser prejudicadas por não conseguirem enviar ou retirar suas correspondências? Deveria ter sim uma solução "manual". Eu consegui enviar meu Sedex "manualmente". Só terei que voltar lá para pegar a nota fiscal, mas muitas pessoas que estavam lá não conseguiram fazer o que precisavam, após passarem até mais de uma hora esperando.
Acredito que não podemos ser tão dependentes das coisas dessa maneira. Precisamos sim encontrar outras soluções, afinal estamos falando de máquinas.
Não digo isso somente para os Correios, mas para outras coisas também.
As coisas não podem parar porque um sistema caiu.

Nenhum comentário: