segunda-feira, 22 de abril de 2013

A falta de educação das pessoas


"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida".
(John Dewey)


A falta de educação das pessoas definitivamente me assusta. Num mundo onde as pessoas simplesmente perderam o limite do bom senso não consigo me acostumar (e nem devo) com a falta de educação alheia.

Ontem à noite estava voltando de viagem e parei no posto de gasolina onde fica o Frango Assado na Castelo Branco, sentido SP. Quando desci do carro, vi que havia duas vans com um grupo de evangélicos que estavam ali no estacionamento se organizando para seguirem viagem.
Enquanto eu esperava para sacar o dinheiro, vi que esse grupo se reuniu e fez uma pequena prece antes de embarcarem. Não consegui ouvir direito a prece, mas acredito que deveria ser para que a viagem transcorresse tranquila.
Perto de onde ficava o caixa eletrônico, tinha um carro estacionado com um grupo de jovens, que começaram a tirar sarro e a falar coisas em tom zombeteiro se referindo ao grupo que tinha acabado de fazer a prece. Já achei aquilo um absurdo porque acho que as pessoas tem o direito de escolherem sua religião e "pratica-la" da maneira que acreditarem ser boa para elas, claro, desde que isso não atinja diretamente outras pessoas, principalmente na forma de preconceito.
Mas essa "turma" além de ficarem tirando sarro, ainda ligaram o som do carro no último volume com músicas dos Racionais MC's e outros raps com palavrões.
Sinceramente eu acredito que esse tipo de pessoa não tem noção nenhuma da vida. São os chamados "filhinhos de papai" que acham que podem fazer o que bem entendem e está tudo bem.
O grupo de evangélicos seguiu seu caminho como se nada tivesse acontecido. Palmas para eles. Até porque com gente assim nem vale a pena gastar saliva para discutir o que quer que seja. Só por esse tipo de atitude nota-se que aquele grupinho ainda tem muito o que aprender com a vida.
O pior é que se alguém fala alguma vira aquela confusão. Até quando as pessoas vão andar por ai como se não existisse mais ninguém ao redor? Falando e fazendo o que bem entendem sem respeitarem o espaço do outro?
É desanimador.

Nenhum comentário: