sábado, 2 de março de 2013

Vamos comprar nossa felicidade


O que todo mundo realmente quer na vida é ser feliz. Mas o que é a felicidade? É ter um carro novo? Dinheiro no banco para comprar o que quiser? Uma bela casa? Amigos? Viagens? O que realmente te faz feliz?
É claro que todos esses itens podem fazer parte da sua felicidade. São poucas as pessoas que conseguem viver a vida na maior simplicidade e sem apegos materiais. Particularmente admiro pessoas assim. Totalmente desprendidas.
Mas a maioria das pessoas tem uma busca incessante pela felicidade. Estão sempre querendo mais e mais. Ou seja, só conseguem ser felizes se puderem comprar tudo o que quiserem, morar naquele condomínio de luxo, ter um carro importado e potente, etc. Passam sua vida correndo atrás dessas coisas e na maioria das vezes esquecem de olhar até mesmo para o lado. Muitas vezes se esquecem até de viver.
Dão maior importância à tudo o que é material. Apenas para mostrar aos outros que você tem. Que sua casa é melhor, seu carro mais luxuoso... Mas isso realmente faz essas pessoas felizes? Tem gente inclusive que vive reclamando da falta de dinheiro, mas não deixa de ostentar suas conquistas materiais. Será que essas pessoas realmente são felizes? Será que não vivem quase que exclusivamente para mostrar aos outros o que tem? Apenas para dizer: "Olha o que eu consegui". É tudo fantasioso demais.
Não estou dizendo para as pessoas não adquirirem aquilo que desejam. Que melhorem suas vidas e conquistem as coisas. Não posso ser hipócrita e dizer que também não tenho meus desejos e meus sonhos. Mas acredito que a vida não pode girar em torno apenas do que é material. A vida está ai para ser vivida. Quantas vezes por dia você para para olhar um pouco a natureza? Respirar fundo e sentir o ar entrar em seus pulmões? Estamos tão acostumados à nossa rotina diária de trabalho, correira e tudo mais que esquecemos das coisas mais simples da vida, que na minha humilde opinião são as mais prazerosas.
Quer coisa melhor do que pisar na areia, caminhar na praia e olhar o pôr do sol ao lado da pessoa que é mais importante na sua vida (ou das pessoas)?
Passamos a nossa vida correndo com o objetivo de ter mais e mais e não percebemos que a vida também está correndo e que pode ser que nós não a alcancemos. Damos mais importância a tudo menos a coisas como: ter momentos felizes ao lado dos amigos e família, ter paz de espírito, fazer coisas que gostamos, ler um bom livro, assistir a um filme legal, etc.
Nunca é tarde para refletir um pouco sobre nossos valores, sobre as coisas que nos fazem felizes. E para pensar: "Eu realmente preciso de tudo isso? Preciso realmente ostentar as coisas? Querer mostrar tudo o que tenho para os outros?".
Com a popularidade que as redes sociais trouxeram, essa busca por mostrar a felicidade e as conquistas ficou maior ainda.
Aí eu pergunto: O que você vai levar dessa vida? Seu carro? Seus bens?
Ahã.

Nenhum comentário: