terça-feira, 23 de outubro de 2012

Pare e respire


Vivemos uma vida agitada. Cheia de tarefas e obrigações todos os dias com casa, trabalho, família, contas, etc. Muitas vezes nosso dia passa e temos a sensação de que não fizemos nada por nós mesmos. Todo o estresse de se viver numa cidade grande parece que fala mais alto. Muitas vezes para fugir do trânsito ficamos até mais tarde no trabalho "aproveitando para adiantar algumas coisas" e quando olhamos para o relógio... já é tarde demais.
Precisamos sim parar e olhar para as nossas necessidades. Precisamos ter momentos de lazer, alegria, estar entre amigos, praticar um esporte, fazer algum curso. Quer fazer aquele curso de outro idioma que você tem vontade? Vá e faça. Não se prenda. Não deixe que os outros digam o que você pode ou não fazer. Viva a sua vida. Se fulano acha que seu curso de corte e costura é perder tempo, problema dele. Se essa for a maneira que você encontrou de relaxar, não deixe de lado. E pense pelo lado positivo: você não vai mais gastar dinheiro com costureira quando precisar fazer algum reparo em suas roupas.
Ao longo dessa minha curta vida notei que as pessoas deixam de lado sua própria vida para dar prioridade a todo o resto. Principalmente ao trabalho. Passam suas vidas dentro de escritório vendo o mundo pela janela. Não estou dizendo que trabalhar seja algo ruim, muito pelo contrário. Quando se faz aquilo que gosta, não há nada mais prazeroso. Mas tudo tem um limite. Desacostume as pessoas. Desacostume a estar sempre lá a toda hora. Muitas vezes aquilo que é urgente é algo que um dia teve prazo mas que ninguém fez. Então respeite os prazos. Coloque limites.
Quando vivemos uma vida toda voltada a um só lado, certamente os outros lados ficarão em desequilíbrio. Que tal parar e analisar um pouco as áreas da sua vida? Profissional, física, amorosa, espiritual, etc. Procure observar se você está em equilíbrio. Claro que não existe vida perfeita. Todos temos nossos problemas, mas se estamos em harmonia, é mais fácil enfrentar as dificuldades.
Não deixe que todo o resto fique na frente da pessoa mais importante que existe: Você. Se você não se cuidar, ninguém poderá fazer isso por você. Não deixe que as coisas tomem uma proporção tão grande que você sente que vai explodir.
É por isso que eu digo: pare e respire.

Nenhum comentário: