terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Vamos falar mais!

Muitas vezes deixamos de lado coisas que nos incomodam, às vezes por pura preguiça de falar ou por alguma dificuldade em expor nossos sentimentos e idéias. Isso não é bom.
Guardar as coisas pode trazer uma série de problemas para nossa saúde física e muitas vezes para nossa saúde mental. Não que você vá ficar louco (a) por não ter falado algo, é que muitas vezes ficamos remoendo as coisas. Remoer coisas que não nos faz bem, pode trazer à tona uma série de sentimentos ruins e até lembranças de coisas que não nos fizeram bem em algum momento da nossa vida. Com isso, vamos ficando cada vez mais irritados, com oscilação de humor e nossa energia começa a ficar ruim com tanto acúmulo de coisas.
O nosso físicó também demonstra quando as coisas não vão bem. Muitas veze sentimos dor de estômago (o que é mais comum), dores de cabeça, aquela sensação de ter algo preso na garganta.. Fora outras coisas.
O ideal é sempre falar o que nos incomoda. As pessoas precisam saber. Assim elas não fazem mais coisas que nos desagradam (esse seria o mundo perfeito).
O perigo está nesse incômodo "sair" nos momentos menos propícios. Que é o que normalmente acaba acontecendo. As coisas tendem a ser colocadas para fora nos momentos de irritação. É justamente aí que mora o perigo. Muitas vezes as pessoas não sabem que determinada atitude ou situação nos incomodou e se isso é colocado no meio daquela discussão ou naquele momento de "saco cheio", provavelmente será de uma maneira mais rude, o que pode prejudicar aquela relação seja ela qual for: amizade, profissional ou amorosa.
Vamos colocar para fora as coisas que nos fazem mal. Coisas que podem nos deixar mal conosco e com outras pessoas. Sei que muitas vezes não é fácil, mas é necessário.
O conselho que posso dar (e que já me deram também) é: FALAR MAIS!
PS: Sim, parece um texto de livro de auto-ajuda.

Nenhum comentário: