quinta-feira, 4 de junho de 2009

Comi bode?


Recentemente fiz uma viagem e fui até o Uruguai, mais precisamente para Punta Del Este. Até ai, tudo bem, nada de novo. Mas quando a fome apertou, eu e um amigo achamos uma lanchonete: Lanches Marcos, que ficava bem de frete para a praia. Paramos lá e pedimos um sanduíche: Chivito. Tenho que admitir que o lanche é muito bom. Quando digo bom, é bom mesmo.
Sempre tivemos a curiosidade de saber que carne era aquela do lanche. Hoje descobrimos. Ele perguntou a um amigo argentino que disse que é carne de bode. Sim, de bode. De bode!!!!!!!!!!!!
Eu não acreditei e fui pesquisar na Internê. Não é possível que eu tenha comido carne de bode, e pior, ninguém ter falado. Detalhe: essa informação não constava no cardápio.
Eis o resultado da minha pesquisa:

CHIVITO – Chivo em espanhol é "bode". Chivito seria “cabrito” (o bode novinho). Mas, a palavra, no Uruguai, denomina um monumental sanduíche feito de carne bovina. A exuberância do sanduíche é sui generis. O Chivito, apto só para os famélicos, inclui carne na grelha, presunto, lombo defumado, lombo comum, bacon e mozzarella. Além disso, o Chivito inclui, como “decoração” a maionese, alface, rodelas de tomate, rodelas de ovo cozido e pimentão (geralmente, ao escabeche). Para evitar que essa gastronômica arquitetura desmonte como um edifício no meio de um terremoto 9 pontos na escala Richter, o cozinheiro coloca um firme palito que - para coroar a obra - possui na ponta uma singela azeitona verde.

Prefiro acreditar na explicação acima (http://blog.estadao.com.br/blog/arielpalacios/?cat=1033) do que pensar que comi carne de bode, completamente desavisada ainda por cima.
Também pensamos na possibilidade do argentino (nada contra los hermanos) ter tirado um sarro da nossa cara. Mas segundo meu amigo, ele disse isso sério (??).

Bom, de qualquer forma, o lanche foi comido, já fez digestão... enfim...

Mas é bom. Muito bom.

Nenhum comentário: